De olho nas doenças causadas pelo tempo seco

No inverno, a baixa umidade do ar cai para menos de 30%, sendo que o índice ideal é de 60%, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Faringite, sinusite, rinite, asma e alergias são as doenças mais frequentes.

Durante esta época, a desidratação das células é outro malefício, principalmente da pele e das mucosas, pois o nariz e os olhos ressecam com muita facilidade, sem contar que o corpo fica mais cansado e a dor de cabeça pode ser mais intensa. Esses sintomas podem surgir quando faltam água e sais minerais no organismo e o vírus e a bactéria se aderem mais facilmente a uma célula ressecada.

Quem não se hidrata corretamente corre sério risco de contrair viroses e infecções bacterianas. Por isso, é fundamental que as pessoas ingiram mais líquido, como água, sucos e chás e evitem contato com fumaça de qualquer natureza, ar condicionado, lugares sem ventilação, para prevenir as doenças respiratórias. As crianças e os idosos estão mais propensos a desenvolver alguma doença respiratória, pois possuem a imunidade mais baixa.

É importante também lavar sempre as mãos, para diminuir o risco de transmissão de doenças infecciosas como gripes e resfriados.

Lavar as mãos traz grandes benefícios à saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

As mãos devem ser lavadas com água e sabão, principalmente antes das refeições e ao sair do banheiro. O álcool gel pode ajudar quando não há outros recursos. Assim dá para se prevenir as infecções.

Portanto, as pessoas que estão sofrendo desses males da estação precisam consultar um médico.

Leave a Comment





Bem vindo!
Envie via WhatsApp